O POÇO DAS NOSSAS VIDAS
INT: João 4:6 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12 És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
O Poço de água:
Como se faz um poço?, eu já participei de uma escavação de um poço e é algo bem trabalhoso, imagine em um terreno pedregoso,é um imenso, árduo e doloroso trabalho, a época Bíblica tinha um grande valor ter um poço. Só os ricos e considerados abençoados o tinham.
A água é de grande e poderoso valor na nossa vida, ela limpa, tira a sede, cura, sacia as nossas necessidades. Sem água o homem sofre, ele pode até sobreviver dias sem comida, mas sem água ele morreria rápido.
O Nosso Poço:
O que estamos tirando do poço de nossas vidas e oferecendo a Jesus e também ao próximo que esta sedento pela água da vida, que estamos dando para eles beberem?
São questões que devem ser levantadas nos dias de hoje. E podemos também pensar qual a situação que esta o nosso poço, será que estamos cuidando bem dele?, limpando, tirando a sujeira e tampando-o para ele não ser contaminado com as ‘’ sujeiras’’ do mundo?
Como estamos tratando do poço da nossa vida?, o que estamos tirando dele e servindo ao senhor Jesus e ao próximo?, sai dele água viva ou água amarga?.
Essas são perguntas muito serias e pessoais, que cada um deve refletir e responder ao Salvador.
A samaritana pensou; que pode um homem de Deus querem de uma samaritana pecadora como eu?, mas Jesus estava mostrando a ela a sua oportunidade única de se tornar a portadora da água da vida, ela foi a responsável por seu povo conhecer a Jesus.
Ela decidiu experimentar da água da vida e e viu a sua verdadeira situação e que precisava de uma cura espiritual e depois de beber da água ela deu Dela para todos os seu a beberem.
O resultado da água da vida!
A samaritana que bebeu da água decidiu partilhar do seu ‘’poço’’ de água viva e pregou ao seu povo o resultado:
João 4:39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.
Apelo: Beba e sirva a água da Vida para todos.